Olá pessoal, tudo bem? Hoje, quero compartilhar a história de três mulheres da Bíblia, que selecionei com muito carinho. Ao ouvir sobre cada uma delas, quero que você reflita e me diga nos comentários: será que você se identifica com alguma delas? Vamos lá!
1. Miriã (Miriam)
Miriã, irmã de Moisés e Arão, foi uma mulher sábia e corajosa desde jovem. Ela acompanhou de perto a história de Moisés desde o momento em que sua mãe, Joquebede, o colocou em um cesto para salvar sua vida. Com sabedoria, Miriã garantiu que Moisés fosse encontrado pela filha do faraó e ainda voltou para os braços de sua mãe.
A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso, as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.
Ao ver isso, a irmã da criança correu para onde estava a princesa. Perguntou a menina: "A senhora quer que eu arranje uma ama hebréia para criar o bebê? "
"Sim, faça isso, " respondeu a filha do rei. A menina correu para casa e chamou a mãe dela!
"Leve para sua casa este menino e cuide dele para mim, " disse a princesa à mãe da criança. "Pagarei pelo seu trabalho. " A mulher levou o menino e o criou. - Êxodo 2:5,7-9
Mais tarde, como profetisa, ela liderou o louvor após a travessia do Mar Vermelho.
Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: "Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro". - Êxodo 15:20-21
Apesar de ser uma líder, seu ponto fraco foi o orgulho, o que causou um conflito com Moisés. Mas, após tudo, Miriã foi perdoada por Deus e continuou sendo uma importante líder para Israel.
2. Débora
Débora, cujo nome significa "abelha", foi uma profetisa, o que significa que tinha uma conexão especial com Deus, recebendo e transmitindo suas mensagens ao povo, e também juíza de Israel. Atuava como juíza debaixo de uma palmeira entre Ramá e Betel, no monte Efraim, onde os israelitas vinham a ela para resolver disputas.
Nesse tempo, quem exercia as funções de juiz era a profetisa Débora, mulher de Lapitote. Ela fazia funcionar o tribunal no lugar que veio a ter o nome de "Palmeira de Débora, " entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. Ali os israelitas procuravam Débora para resolver as demandas. Juízes 4:4-5
Em uma época difícil, ela liderava o povo de Deus com coragem e sabedoria, inspirando-o a confiar no Senhor mesmo quando parecia impossível.
A Bíblia relata Débora como uma mulher sábia e influente.
Em uma época em que Israel estava sendo oprimido pelo rei cananeu Jabim, Débora convocou Baraque, um guerreiro israelita, e lhe deu uma mensagem de Deus: ele deveria reunir um exército e combater o opressor. Baraque concordou, mas somente se Débora fosse com ele. Ela aceitou, mas avisou que a glória da vitória não seria dele, mas de uma mulher.
O exército de Israel, liderado por Baraque e com a ajuda de Débora, derrotou as forças inimigas.
O comandante inimigo fugiu a pé e se escondeu na tenda de Jael, uma mulher que o acolheu e depois o matou, cumprindo a profecia de Débora.
Então a mulher de Héber pegou uma estaca e um martelo e foi pisando levemente até o lugar em que Sísera dormia sono profundo - porque estava exausto. E Jael enfiou a estaca nas têmporas de Sísera, martelando firme. A estaca atravessou a cabeça dele e ficou fincada no chão. Assim morreu Sísera!
Baraque vinha perseguindo Sísera. Jael foi ao encontro dele e disse: "Venha ver o homem que você está procurando! " Ele foi, e viu Sísera morto, com a estaca espetada na cabeça. Juízes 4:21-22
Ela acreditava no poder de Deus e foi instrumento de libertação para o seu povo, cantando louvores após a vitória.
ENTÃO DÉBORA e Baraque cantaram esta canção de louvor, celebrando a grande vitória: "Os chefes de Israel foram na frente; e o povo foi atrás alegremente! Bendigam o Senhor!
Ouçam, príncipes e reis, eu cantarei ao Senhor, ao Senhor, Deus de Israel. Juízes 5:1-3
Você se identifica com Débora, uma mulher de fé inabalável, que busca a Deus em meio às dificuldades?
3. Rute
Rute, cujo nome significa "amizade", foi uma mulher leal, amorosa e forte. Após a perda de seu marido, ela escolheu seguir sua sogra, Noemi, e foi fiel em meio à dor e ao sofrimento.
Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.
Rute 1:14
Mesmo sendo estrangeira, ela encontrou refúgio em Deus e, com sua lealdade, foi abençoada com uma nova família e uma nova vida.
Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.
Rute 3:11
Boaz casou-se com Rute, e ela se tornou sua mulher. Boaz a possuiu e o Senhor concedeu que ela engravidasse dele e desse à luz um filho.
Rute 4:13
Rute é um exemplo de quem, no meio das provações, encontra em Deus o seu sustento e sua maior alegria. Você se identifica com Rute, alguém que, em meio às dificuldades, encontrou esperança e renovo no Senhor?
Essas são mulheres da Bíblia surpreendentes que nos inspira a atuar da mesma maneira. Com coragem, lealdade, fidelidade e acima de tudo com confiança no Deus eterno. Essas são as três mulheres da bíblia que trouxe para você.
Me diz nos comentários: Com quem você se identifica mais?
São mais de 60 cartões para você passar um tempo agradável em seu ministério de mulheres.
Poderá gostar também:
3 coisas que você precisa levar a sério se é do Ministério de Mulheres
Começando o ministério de mulheres na igreja
Intimidade com Deus. Como ter?
TRÊS CONSELHOS DE OURO PARA VOCÊ, MULHER CRISTÃ
Sandra Cavalheiro
Três histórias de três mulheres maravilhosas! Eu amo a história de Rute más me identifico mais com a de Débora pela coragem de Jael. Boa noite amada💞
ResponderExcluirObrigada pelo comentário, amada. Eu amo todas também, mas me chama muito a atenção a vida de Rute por sua escolha em deixar tudo para seguir o mesmo Deus que sua sogra, e a fidelidade e amor de Deus por ambas. Me toca o coração. Beijo grande e fica com Deus
ResponderExcluir