Um dos nossos maiores desafios é permanecermos tranquilos diante das inquietudes da vida, das adversidades ou mesmo de coisas que cada um de nós sabe que nos rouba a paz.
A Palavra de Deus nos ensina a esse respeito:
Ninguém pode servir a dois senhores; pois ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de unir-se a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos da vossa vida pelo que haveis de comer ou beber, nem do vosso corpo pelo que haveis de vestir; não é a vida mais que o alimento, e o corpo mais que o vestido?( Mateus 6:24-25).
Mamon é um sinônimo de “deus do dinheiro”, também indica um sistema de materialismo. Esse verso é bem conhecido e citado individualmente para designar idolatria. Mas ao prosseguir na leitura, Jesus complementa: “Por isso, não andeis cuidadosos”. Ou seja: “Por este motivo, por esta causa, não andeis cuidadosos quanto a vossa vida”. A ansiedade surge quando não consigo descansar na providência de Deus e em consequência creio em seu abandono. Ela acontece quando supervalorizamos o material em detrimento do espiritual.
A tradução para “andeis cuidadosos” é “merimnao” de “merizo”, que quer dizer “dividir em partes”. A palavra sugere uma distração, uma preocupação. Em latim, a palavra usada é anxius que engloba o sentido de engasgar ou estrangular. A palavra em alemão wurgen deriva da palavra inglesa worry (preocupação). A dificuldade da ansiedade ameaça estrangular-nos, tirando-nos a vida, deixando-nos asfixiados pelo medo enquanto tentamos respirar a esperança.
Ao ficar ansioso, eu divido minha mente, minha força, minha adoração com outros que não Deus Único e Verdadeiro. Ao dividir a mente, entrego a vida na mão de “outros senhores”. E assim ajo em desobediência a palavra de Deus que me pede para não andar com nenhuma preocupação ou ansiedade.
Normalmente a ansiedade busca um culpado, se justifica em sua atitude, foi o caso de Marta, quando indaga a Jesus: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " Lucas 10:40
Tentamos encontrar justificativas para nossas preocupações, medos, enfim. Esquecemos que o Senhor tem cuidado de nós e que a multiplicação de nossas ansiedades não fará com que a situação ao nosso redor mude. Pelo contrário, estamos pecando, pois estamos informando a Deus que Ele é mentiroso. Dessa forma agimos como se a sua palavra não fosse digna de confiança.
Eis a resposta de Jesus a Marta em Lucas 10:41-42: “Marta, Marta, estás ansiosa e te ocupas com muitas coisas. Entretanto poucas são necessárias, ou antes, uma só. Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada.”
Precisamos aprender a confiar na fidelidade de Deus, e assim abolir a ansiedade de nossas vidas, eis o nosso desafio. Que o Senhor nos ajude a meditar em sua palavra que diz: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças...”(Filipenses 4:6). E, “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós...”( I Pedro 5:7).
Sandra Cavalheiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário